Somos o que somos
Earthlings Terráqueos Parte 1 de 10
Earthlings Terráqueos Parte 2 de 10
Earthlings Terráqueos Parte 3 de 10
Earthlings Terráqueos Parte 4 de 10
Earthlings Terráqueos Parte 5 de 10
Earthlings Terráqueos Parte 6 de 10
Earthlings Terráqueos Parte 7 de 10
Earthlings Terráqueos Parte 8 de 10
Earthlings Terráqueos Parte 9 de 10
Earthlings Terráqueos Parte 10 de 10
O vídeo mostra como somos ruins com os animais. Mas aponta de várias maneiras, não só o tratamento com os animais de estimação, mas com os que nos fornecem alimento, vestuário, entretenimento e ciência.
A introdução é algo muito romântico. O assunto é sério, mas depois de ter visto o vídeo eu fiquei pensando:"Então deveríamos viver entre tigres e leões, pois 'assim que deveria ser?'". Pois segundo a definição de "especismo" é análogo ao de racismo. Se é para colocarmos tudo no mesmo patamar, deveríamos viver igual as outras espécies.
O primeiro assunto é sobre os animais de estimação. Eles são os que nos dão companhia, para algumas pessoas até estabilidade mental. Porém, não sabemos de onde vieram realmente, sustentando involuntariamente uma "fábrica de filhotes". Às vezes o próprio dono, ou futuro dono, não prevê o quanto gasto o seu companheiro irá lhe dar, abandonando-o na rua.
Às vezes é preciso usar até câmaras de gás para sacrificar alguns animais pois não há dinheiro para comprar remédios espefícios para a eutanásia. Às vezes outros métodos mais brutais como a caça, espancamento, etc..
Sou contra esses tipos de sacrifício. Mas isso se faz para o atendimento de um instinto natural, que é o de sobrevivência. Isso é estar no mesmo patamar que os outros animais. É absurdo; é a mostra do poder do mais forte pelo mais fraco. Mas você conviveria com um animal que pudesse te transmitir uma doença e que pudesse trazer sofrimento e morte para você? Naturalmente não.
Já a segunda parte fala sobre os animais que nos fornecem alimento. O homem se tornou sedentário quando começou a aplicar técnicas primitivas de agricultura e a criar animais, tanto para alimento, como para transporte, como para companhia. Comermos carne não é o problema, até porque não somos espeficicamente carnívoros, nem vegetarianos. Naquela época não dava para dar uma "morte humana" a esses animais. Atualmente dá para ter esse controle mas como visto nos vídeos, nem todos seguem um padrão que nós desejamos.
O pior é jogar lixo nos oceanos onde há animais que servem de alimento para nós e onde nos banhamos nas praias: nadar na própria merda.
A terceira parte fala das roupas. O homem que sentia frio, matava os outros animais para pegar a pele deles para servir de roupa. Atualmente se fabrica fios sintéticos que podem nos aquecer bastante ou a própria lã da ovelha, que não precisa ser morta para termos um casaco. Mas a moda ainda persiste em usar couro e pêlo de animais nas roupas, que em termos atuais, eu acho total desnecessário. Não estou falando do couro do boi, da vaca, que a carne é aproveitada, mas de animais como jacaré, raposas e lobos. Atualmente necessário? Não.
Para o entretenimento é o pior. O adestramento violento nos animais só para vê-los fazerem um "truque". O homem já avançou intelectualmente o suficiente para que curta um espetáculo só com pessoas, como o Cirque Du Soleil. Maltratar um animal, como nas touradas, rodeios, laço, atualmente necessário? Não, apesar de ter muita gente que leva a vida como peões e toureiros.
Na ciência, e parte final, é como o vídeo mostra: a inevitável falácia da ciência experimental em respeito a vida orgânica, testar num animal pra depois num humano. Já temos a tecnologia para fazermos clones, por quê não neles? Teríamos, e temos, voluntários para testar novos remédios também.
Não quero defender um desvio de verbas para que tratem melhor os animais e sei que não é suficiente. Mas eu acho o cúmulo deixar outros "animais" soltos por aí, que causam muito mais perigo a sociedade, como os caras que queimaram uma família dentro de um carro. Um preso praticante de um crime doloso, que causou dano à sociedade tem mais direito que os pobres animais culposos. Esse preso, não vai pra uma câmara de gás ou recebe uma injeção de eutanásia por estar ocupando muito espaço na cadeia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário