domingo, dezembro 24, 2006

É Natal



Eu odeio o Natal

Às vezes as pessoas falam besteira sobre o Natal, queria comentar algumas delas:


(...) é um culto à hipocrisia e ao capitalismo porco e selvagem.

O Natal significa uma data comercial muito bem sucedida, assim como o dia das mães. Ele deixa de ser motivo de comemoração e passa a ser motivo de troca de presentes pela pressão sufocante da mídia que influencia a comprar.


O que surgiu primeiro, o Natal ou o Capitalismo? Ao lançar do clichê "capitalismo selvagem", a pessoa simplesmente negligenciou que Natal veio uns séculos antes e era comemorado bem antes do surgimento do capitalismo.
Natal também não é "troca de presentes". É encarado universalmente como o dia consagrado à reunião da familia, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens*. A mídia não faz pressão nenhuma para você comprar presentes, pelo contrário, promovem as imagens de paz, fraternidade e solidariedade.
Sem falar que as propagandas não dizem pra você comprar um presente de natal, isso não é imposto em nenhum momento. Dizem que lá tem um presente de Natal barato. É como alguém estar com sede e outro dizer "eu tenho água, refrigerante e bebidas alcólicas". Não ofereceu NADA, apenas anunciou que tem.

(...) poderíamos comemorar de verdade o nascimento de Jesus. (...) Imaginem que legal se no lugar do papai Noel, o homenageado fosse Jesus


O Natal comemora justamente o nascimento de Jesus Cristo, PONTO.

mas preferimos ser escravos do consumismo e dinheiro.


"Preferimos" nada. Ninguém gosta de gastar dinheiro para dar presentes que durante o ano inteiro é barato em relação a época de Natal. Não somos escravos, não somos OBRIGADOS a comprar, pelo contrário, somos vítimas.

Se por ventura estivesse sozinho, num lugar onde não tivesse família ou amigos, não teria nenhum problema de passar o Natal assistindo a um bom DVD.


Já tive relatos de muitas pessoas que passaram o Natal solitárias. Passaram porque estavam em outro país e comemoravam como a maioria comemora, sem muita extravagância. Nenhum relato disse que foi bom, disseram que é uma droga e que não desejariam, nem recomendariam as pessoas passarem o Natal sozinhas. Às vezes o esperado não ocorre, foi um comentário precipitado dessa pessoa.

Os japoneses não têm o costume de comemorar natal desta forma.


Eu sou japonês. E comemoro como um cristão/católico comemora. Sou católico.

não sou cristão e acho que mesmo sendo não deveria haver feriados religiosos. Imagina se fossemos parar para todos os feriados islâmicos, budistas e afins.


Acontece que cada país tem uma religião predominante e seguem o calendário no qual a religião segue. Mesmo assim, há feriados que não são comemorados em nível nacional, como feriados de cada cidade.

acho uma hipocrisia você ter uma dia estipulado para fazer tudo isso. O ano todo e em todas as horas, você deve presentear quem você ama, reunir a família, e ser feliz os 365 dias, não só no dia 25/12


Gostaríamos de fazer tudo isso. Gostaríamos de tornar isso possível. Nem pra todo mundo dá. E arranjar pelo menos uma data especial para poder fazer isso é ideal.

--

Um Bom Natal a todos!

*retirado de: Natal

Nenhum comentário: