MP3 e direitos autorais
Não irei entrar a fundo no mérito de leis, pois há as leis de direitos autorais artísticas de cada país e direitos autorais na internet às vezes não batem e entram em contradição.
E esse é o incrível da coisa. Aproveitam isso para sair processando inocentes que não tem nada a ver com a pirataria, alegando não só isso como a quebra de direitos autorais. O RIAA (Recording Industry Association of America), já processou milhares nos Estados Unidos. Teoricamente, era para repassarem o dinheiro dos processos para os artistas e as gravadoras. Nem no Google tem alguma notícia que eles repassaram esse dinheiro a eles!
Há a Petição: direito de acesso: Equilíbrio no direito autoral. Por favor, assinem! Não deixem de assinar porque "é muito improvável que me processem". É um pensamento egoísta e retrógrado, já que a troca de mp3 promove a cultura musical, já que muitos cds têm preços abusivos, e um manifesto por essa acessibilidade restrita [aos cds]. E não tem nada a ver com a pirataria, afinal não há a compra e venda, apenas troca. Os que praticam pirataria, esses sim devem ser punidos.
Alguns links sobre:
Uma inocente, que nem computador tem, foi processada
Troca de arquivos não afeta vendas de CDs, diz Harvard (30/03/2004)
O RIAA diz que deixar os arquivos disponíveis na internet é ilegal